Confira 5 tendências reveladas no Fórum Costa Brava 2017

TURISMO & CIA

Postado dia 08 de Julho de 2017

O mercado de viagens corporativas no Brasil e no mundo está se adequando às mudanças do cenário global. O 7º Fórum Costa Brava, realizado no último dia 20 de junho, destacou 5 pontos para gestores e compradores de viagens e eventos corporativos:
 
1- Um momento de incertezas não pode paralisar as decisões – Seja no plano pessoal ou corporativo, uma era de imprevistos é a que estamos vivendo. Mudanças abruptas, atentados, tragédias naturais, escândalos políticos e crise econômica. Todos esses aspectos, no momento em que vivemos de divulgação instantânea da informação geram uma inquietação e uma angústia que para muitas pessoas acaba sendo paralisante. Todavia, a partir da palestra do sociólogo, escritor e cientista político Sérgio Abranches, temos que encarar as mudanças com criatividade. Temos que entender que já somos vencedores porque somos adaptáveis. Nós nos adaptamos muito rapidamente e as decisões não podem ser tomadas somente tendo em vista essa análise da situação atual. É preciso olhar a longo prazo e valorizar essa adaptabilidade. “Não podemos ficar mergulhados na nossa conjuntura ou preocupados com a ordem global, mas focarmos na nossa produtividade e criatividade e usar isso a nosso favor”.
 
2- Evento é estratégia 360 graus – O famoso orçamento base zero (OBZ), tem sido utilizado como maneira de evitar desperdícios e pensar estrategicamente a área de eventos corporativos. A área vai muito além, demandando dos gestores gastos ainda mais conscientes diante do cenário atual. É necessário pensar na característica e necessidade de cada evento e, mesmo que o budget permita o contrário, o retorno pode surgir de ações menores e mais personalizadas. Estabelecer limites é a expressão de ordem para aliar qualidade e eficiência, já que eventos fortalecem a imagem da marca tanto para público interno quanto externo.
 
3- Integração de fornecedores e Consolidação dos programas de viagem – Mesmo com um processo complexo e muitas vezes, caro, a consolidação do programa de viagens é uma tendência entre as empresas globais. O controle da informação e o gerenciamento de um único centro de custos e dados que a consolidação permite facilita a gestão global de viagens corporativas e garante até maior segurança ao viajante, pois uma rede global de apoio aos viajantes passa a ser imprescindível nessa era de imprevistos. Nesse aspecto, os players que se integrarem a redes globais com sistemas consolidados de gestão de viagens se diferenciam no mercado.
 
4- Live Marketing para ações de incentivo – se a tendência é adotar ações com budget menor, investir em ações mais criativas e com uso de Live Marketing pode ser uma solução para as campanhas que visam premiações com viagens de incentivo. Ferramentas que fomentam o engajamento e divulgação das campanhas em tempo real, bem como o compartilhamento da “experiência” dos viajantes, têm demonstrado êxito mesmo com baixo investimento. Vale lembrar que diversos aplicativos estão disponíveis para utilização gratuita e, se utilizados estrategicamente, podem ser aliados neste processo – redes sociais e redes profissionais são sempre opções.
  
5- Tecnologia como aliada – Sistemas informatizados de atendimento ao cliente, inclusive com o uso de inteligência artificial, já são uma realidade e uma tendência no segmento de viagens. Cada vez mais a tecnologia, seja para a consolidação de dados, seja para a otimização de processos estará presente e é imprescindível às empresas buscarem essa atualização constante. Mas a tecnologia agora é focada no ser humano. Ela caminha para otimizar processos, mas não substitui a sensibilidade humana necessária para atendimentos vip. Ela é uma ferramenta para alavancar análises que, em última instância, serão feitas por um humano. 
 
Sobre o Fórum Costa Brava
O Fórum Costa Brava está em sua sétima edição já é o maior evento do setor no interior de São Paulo. Suas edições somam mais de 1.600 participantes, 135 patrocinadores e gerou mais de 500 publicações em mídia especializada, tornando-se referência no segmento de viagens corporativas e MICE (Mettings, Incentives, Conventions and Exibitions) para empresas de 14 setores econômicos em todo país. São patrocinadores da 7ª edição: R1 Soluções Áudio Visuais, Royal Palm Plaza, Gol/Delta/AF/KLM, Accor, Avianca, SG Viagens e Turismo (HERTZ), Rede GJP, Iberia/BA, Intercity Hotels, Blue Tree Hotels, Latam Airlines, Movida, Shift, Transamérica Hospitality Group e Expo Center, Travel Ace, Turkish Airlines, Atlântica Hotels, Costão do Santinho, Iberostar, Localiza e Marriott International. Saiba mais em www.forumcostabrava.com.br
 
Sobre a Costa Brava Viagens e Eventos
Prestes a completar 30 anos em 2018 no mercado de viagens e eventos está entre as maiores TMC´s (Travel Management Companies) do País. É especializada no gerenciamento de viagens de negócios apoiando seus clientes a obterem sucesso na gestão dos seus programas de viagens em termos de economia, serviços, segurança e sustentabilidade. Atua com foco no serviço personalizado, com investimento permanente em tecnologia de ponta e qualificação de seus recursos humanos. Seus clientes espalhados por todo o mundo contam com os mais modernos e avançados sistemas de gestão de viagens corporativas. Através da aliança com o grupo Radius Travel está presente em mais de 80 países e com 37.000 profissionais. Com sua matriz em Campinas-SP possui também áreas dedicadas para o atendimento a eventos corporativos, viagens de incentivo e atendimento personalizado para viagens pessoais. Saiba mais em: www.costabrava.com.br.


Fonte: Da redação (publicobrasil.com.br), com Alfapress.
Legenda:Costa Brava Viagens e Eventos

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