BRASIL

Destinos turísticos para viajar e surfar pelo Brasil

 Fernando de Noronha é o maior exemplo de paraíso dos surfistas brasileiros e ocupa o topo das listas das mais belas praias do mundo. O destino, Patrimônio Natural Mundial da Unesco, é visitado por viajantes do Brasil e do mundo. A posição geográfica não só garante grandes ondas, principalmente nas praias do Cachorro, Conceição e Cacimba do Padre, como faz do destino de natureza e aventura um dos melhores pontos de mergulho do mundo e apresenta uma vida marinha exuberante. São cardumes de peixes, golfinhos, tubarões e tartarugas. Um cenário inesquecível com paisagens deslumbrantes, além de colônias e revoadas de pássaros marinhos que povoam a terra e o céu de Noronha.

 
A costa nordestina está cheia de destinos turísticos que casam perfeitamente com o esporte. Pipa e Baia Formosa, ao sul de Natal, são parceiras tanto em belezas e atrativos naturais como também na atração de turistas e surfistas para o Rio Grande do Norte. O mesmo ocorre com a paradisíaca Maracaípe, vizinha Porto de Galinhas, em Pernambuco, famosa pelas piscinas naturais na maré baixa. Três destinos turísticos da Bahia também se consagraram pela prática do surfe. Ilhéus, Itacaré e Praia do Forte estão na lista da “surf trip” dos sonhos de muitos esportistas.
 
Mesmo quem não é adepto do surfe admite que nossos mares são perfeitos e oferecem ondas perfeitas e, de quebra, paisagens fantásticas para todas as tribos do turismo brasileiro. O esporte já imortalizou alguns entre os mais badalados destinos capixabas, fluminenses e paulistas. No Espirito Santo, destacam-se Linhares e Guarapari. No Rio de Janeiro, Saquarema é a favorita dos surfistas na região turística dos Lagos. Entre os surfistas cariocas, o Arpoador e a Prainha, no Recreio dos Bandeirantes, são as mais concorridas. Já em São Paulo, Maresias (terra do primeiro campeão mundial brasileiro de surfe, Gabriel Medina) e Ubatuba são os destinos mais badalados entre os surfistas, além do Guarujá e Santos, esta última é considerada o berço do esporte no Brasil.
 
Santa Catarina é outro destino turístico importante. A capital, Florianópolis, concentra algumas das praias mais badaladas para a prática do esporte: Joaquina, Praia Mole e Campeche. A cidade é um destino completo, tanto pelos atrativos naturais, históricos e culturais, além de ser um polo gastronômico e de lazer para quem visita a ilha. Fora da capital, Garopaba sedia etapas de vários campeonatos nacionais e internacionais e figura entre as praias mais disputados do litoral catarinense, assim como as praias do Rosa e Guarda do Embaú, com muitas ondas durante o dia e agitação noturna. No Rio Grande do Sul, Torres com sua praia dos Molhes, recebe turistas, surfistas e visitantes ilustres como os lobos e leões-marinhos.
 
Fonte: Ministério do Turismo