CULTURA

Luciano Cartaxo, prefeito de João Pessoa (PB) entrega à população monumentos históricos revitalizados

 O Prefeito de João Pessoa (PB), Luciano Cartaxo, concluiu e entregou nesta semana à população o projeto da Villa Sanhauá. A equipe liderada por Cartaxo uniu na revitalização dos prédios históricos modalidades como moradia, comércio e serviço. Os moradores da capital paraibana aguardavam a conclusão da obra há cerca de 15 anos. 
 
Toda a manutenção, feita pela Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab), teve investimento total de R$ 4,2 milhões do próprio caixa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Aos 433 anos, a cidade de João Pessoa carrega consigo uma ampla bagagem que carrega a traços da história brasileira. Com o objetivo de preservar a história a gestão de Luciano Cartaxo começou desde 2013, seu primeiro ano na condição de prefeito, um programa de revitalização de todo Centro Histórico da cidade de João Pessoa.
 
Para o prefeito da capital paraibana, o objetivo principal da revitalização é fazer reparos em obras históricas sem perder a consistência do valor históricos que os monumentos representam. “O projeto que nós estamos desenvolvendo é feito de forma a integrar a cidade antiga com a cidade nova. Por isso, desde lá podemos ver obras como a calçadinha, vindo pela Beira Rio – que é uma nova avenida, a mais completa da cidade, chegando no Centro onde temos o Parque da Lagoa, Praça da Independência, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Casa da Pólvora e agora a Villa Sanhauá. Enquanto outros abriram mão após muitas promessas, nós enfrentamos o desafio, fizemos o projeto, destravamos a obra e hoje ela é realidade”, ressaltou Luciano Cartaxo.
 
Durante a cerimônia de inauguração do espaço Cartaxo entregou simbolicamente as chaves simbólicas para permissionários e cessionários. Eles serão responsáveis por 17 unidades habitacionais e seis comerciais, e também um prédio institucional onde servirá como a Casa do Empreendedor e no local a expectativa é de atender em média 200 pessoas diariamente. Entre as modalidades comerciais presentes na Villa Sanhauá estão a Casa do Sampa JP, o Vila do Porto, galerias de artes, um estúdio fotográfico e o Grupo Cultural de Maracatu Pé de Elefante.