POLÍTICA

PL de Valdir Colatto (PMDB-SC) define percentual mínimo de frutas em sucos industrializados

 Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei (Nº 8964/2017) que regulamenta a composição mínima de frutas nos sucos industrializados. A proposta, de autoria do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), estabelece que as bebidas devem conter no mínimo 35% de fruta ou parte do vegetal de origem.
 
Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e Índia. O consumo deste tipo de alimento tem crescido nos últimos anos, devido os benefícios à saúde e melhoria na qualidade de vida dos consumidores de frutas.
 
Ao se posicionar sobre o projeto, o autor da proposição ressaltou a importância da criação de normas que visa a proteção os consumidores. De acordo com o congressista, inserir regras para a produção de sucos industrializados tem como objetivo garantir que consumidores tenham hábitos saudáveis.
   
“As autoridades públicas, capitaneadas pelo Poder Legislativo, devem atentar-se para os sucos industrializados, desenvolvendo regras que protejam a saúde do consumidor desses produtos. Hoje, os cidadãos optam pelo suco industrializado visando não apenas à praticidade, mas também ao exercício de hábitos saudáveis. Assim, eles devem ter garantias de que estão levando para casa produtos nutritivos, com conteúdo mínimo da fruta de origem”, justifica Valdir Colatto.