Desafio Inspira Tech chega à etapa final e premiação de vencedores em Brasília

 Após seis meses de capacitação on-line, as nove equipes finalistas do Desafio Inspira Tech chegam a Brasília para participarem da etapa final da iniciativa. Nos próximos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o grupo participará de atividades no Espaço SebraeLab, localizado no Parque Tecnológico BIOTIC, na Granja do Torto, no Distrito Federal. A programação inclui atividades de preparação para apresentação final dos pitches e cerimônia de premiação dos vencedores com transmissão on-line para todo o país no último dia.

Ao todo, 498 equipes se inscreveram para participar da competição nacional, de caráter educacional, sendo que 93 passaram para a fase semifinal e nove delas foram selecionadas para a grande final em Brasília. São elas: Equipe RESEPLAST (RS), Equipe Repropositar (SC), Equipe Organic Constru (RJ), Equipe MN.L² (DF), Equipe FiveTech v5.12 (SP), Equipe Recovery Waste Energy (RS), Equipe Ragnarok (PE), Equipe Malharia (RS) e Equipe IoT Healthx (PE).

Cada equipe é formada por três a cinco estudantes da educação profissional e tecnológica, acompanhados por um professor. Os ganhadores serão premiados com visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia em São Paulo, marcadas para os dias 20 a 24 de março, com todas as despesas pagas.

O Desafio Inspira Tech é uma realização do Ministério da Educação (MEC) e do Sebrae e é operacionalizado pela edtech Inovenow, especializada em empreendedorismo, tecnologia e inovação com uma rede de mentores espalhada pelo Brasil. A ideia é estimular estudantes da Educação Profissional e Tecnológica de todo o país no desenvolvimento de ideias de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, nos setores do agronegócio, indústria ou serviços.

De acordo com o analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Israel Jorge, o Desafio vai muito além de estimular a abertura de negócios inovadores. “O grande objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências empreendedoras nesses estudantes, que poderão encarar os desafios em geral e suas próprias vidas com mais iniciativa e criatividade”, comentou.

Programação
Nos dois primeiros dias (14 e 15 de fevereiro), as equipes finalistas vão acompanhar palestras e mentorias para o aprimoramento dos pitches, incluindo ensaios programados. No último dia (16), será a apresentação final dos pitches para a banca avaliadora. As três melhores equipes avaliadas serão anunciadas como vencedoras na cerimônia de premiação, marcada para 16h.