- Deputado Fausto Pinato (foto) será o presidente das frentes parlamentares.-
As frentes parlamentares Brasil-China e BRICS do Congresso Nacional serão relançadas nesta quarta-feira no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a partir das 19h.
A cerimônia ocorre dias antes da missão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, prevista para o final do mês. O relançamento das frentes é considerado um importante aceno do Congresso Nacional ao governo federal, que deve reforçar a comitiva oficial para a China com a participação de lideranças do Parlamento.
As frentes Brasil - China e BRICS são órgãos suprapartidários destinados a promover o aprimoramento da legislação federal em atuação coordenada com setores da sociedade, além de aperfeiçoar os laços de amizade e as relações nas mais diversas áreas entre o Brasil e outros países.
Reconduzido à presidência das frentes, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) será empossado oficialmente no evento. A cada nova legislatura, as frentes e grupos parlamentares devem ser reinstalados após o apoio de ao menos 1/3 dos membros da Câmara e do Senado. As frentes Brasil/China e BRICS contam juntas, até agora, com cerca de 300 assinaturas.
A programação de lançamento das frentes tem como temática central "Brasil,
China, BRICS e Relações Internacionais: uma Agenda Estratégica Interpoderes, Interfederativa e Interinstitucional". A iniciativa tem por objetivo incentivar o equilíbrio, a harmonia e o progresso no desenvolvimento das relações entre os países.