Na última quinta-feira, (16.mar.2023), o ministro Joseli Parente Camelo tomou posse como presidente do Superior Tribunal Militar (STM) para o biênio 2023-2025.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da República, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Entre os convidados estavam os advogados Estenio Campelo e Guilherme Campelo, bem como o Coronel Carlos Motta, que prestigiaram a solenidade.
Ministro desde 2015
Natural de Fortaleza, Francisco Joseli foi indicado, em 2015, para integrar o STM pela Força Aérea Brasileira (FAB). No tribunal, integrou o grupo de trabalho para o desenvolvimento de estudos visando ao aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual, e foi diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum) no biênio 2020-2021.
Em dezembro do ano passado, foi eleito para presidir a corte no biênio 2023-2025.