Senador Chico Rodrigues destaca importância da 43ª Conferência da ONU para Alimentação e a Agricultura em Roma para segurança alimentar global

Roma - O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) está atualmente em Roma, na Itália, como representante do Brasil e Roraima na 43ª Conferência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A conferência, que ocorre entre os dias 1º e 7 de julho, reúne especialistas e líderes mundiais para discutir questões agrícolas e alimentares, com destaque para o tema central "Uso Racional da Água para a Humanidade".

A água, recurso essencial para a vida, cobre aproximadamente 71% da superfície terrestre e compõe em média 60% do corpo humano. No entanto, sua disponibilidade não é infinita, exigindo cautela em seu uso. O senador Chico Rodrigues ressaltou a importância de reconhecer a necessidade de adotar práticas que garantam o uso racional da água, tanto em nossas rotinas diárias quanto na formulação de políticas públicas.

Durante a conferência, o senador Chico Rodrigues ressaltou o apoio do Brasil à candidatura de QU Dongyu à reeleição como Diretor-Geral da FAO, sendo um dos primeiros países a declarar seu voto. Em um contexto global desafiador, o fortalecimento da FAO é fundamental para enfrentar a insegurança alimentar. A reeleição de QU Dongyu para um segundo mandato foi conquistada com o voto do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O mandato de QU Dongyu continua, e abrange o período de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2027.

Chico Rodrigues destacou o compromisso e dedicação de QU Dongyu desde sua eleição inicial em 2019, em promover reformas e iniciativas na FAO, buscando aprimorar a eficiência e implementar as melhores práticas. QU Dongyu é um entusiasta defensor da transformação dos sistemas agroalimentares, com o objetivo de torná-los mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Sua abordagem visa impulsionar os "Quatro Melhores": melhor produção, melhor nutrição, um ambiente melhor e uma vida melhor para todos, garantindo que ninguém seja deixado para trás. O senador ressaltou a importância dessa visão e os benefícios que ela trará para o Brasil e para o mundo.

Ciência e a inovação

O senador ressaltou ainda o empenho da FAO em impulsionar a ciência e a inovação, bem como o lançamento de iniciativas estratégicas significativas. Um exemplo mencionado foi a Hand-in-Hand Initiative, que visa acelerar as transformações dos sistemas agroalimentares por meio de programas liderados nacionalmente. Utilizando modelagem avançada e análise geoespacial, além de parcerias sólidas, essa iniciativa busca aumentar a renda, melhorar o estado nutricional e o bem-estar de populações pobres e vulneráveis, além de fortalecer a resiliência às mudanças climáticas.

Nesse sentido, Chico Rodrigues sublinhou sua disposição em fornecer apoio no Parlamento brasileiro, reconhecendo a importância do Fórum Mundial da Alimentação. Essa rede global independente, liderada por jovens, tem como principal objetivo impulsionar a transformação dos sistemas agroalimentares e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a meta de Fome Zero. O Fórum promove uma série de eventos e atividades abrangendo quatro eixos temáticos fundamentais: Ação Juvenil, Inovação, Educação e Cultura.

"É fundamental que dediquemos esforços nesse trabalho, principalmente para apoiar os jovens. Tenho plena convicção de que o Brasil, e em especial o estado de Roraima, serão significativamente beneficiados por essa importante iniciativa da FAO. Precisamos promover a transformação dos sistemas agroalimentares e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e isso envolve o engajamento e a participação ativa da juventude. Estou comprometido em contribuir no Parlamento brasileiro para impulsionar essa causa e garantir um futuro mais sustentável para todos", destacou o senador Chico Rodrigues.