ABESCO discute créditos para empresas que pretendem implementar ações de eficiência energética

Entidade recebeu representantes do BNDES e da agência GIZ para falar sobre o FGEnergia, fundo garantidor de créditos para Eficiência Energética

Na última segunda-feira, 3 de julho, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) recebeu, em sua sede, representantes do setor de energia para discutir o FGEnergia, fundo garantidor disponível para o Programa PotencializEE.

A ABESCO foi representada pelo presidente, Bruno Herbert, o Diretor Financeiro, Alexandre Moana e pelo Diretor Executivo, Luis Trezza. Representando o BNDES estiveram presentes Sandro Peixoto, Luciana Machado Rodrigues e Claudia Maria Noel de Oliveira. Já a agência GIZ teve como participantes Luiz Lubi, Marco Schiewe e Wendell Pacheco.

O FGEnergia é o Programa de Garantia de Créditos para Eficiência Energética do BNDES, voltado para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que buscam financiamento para implementar ações de eficiência energética. O programa prevê a garantia de 80% do valor do financiamento pelo BNDES. Já os outros 20% podem ser dados por meio de aval. As taxas de juros são estabelecidas e negociadas diretamente com os bancos autorizados.

Na reunião, ficou acertada a produção de webinares para divulgar e esclarecer as linhas de financiamento de eficiência energética que podem contar com a garantia do FGEnergia, além de eventos presenciais para divulgar ações e possibilidades de projetos.

“A reunião foi muito proveitosa para que possamos trazer mais opções de crédito para as empresas que colocam a eficiência energética como prioridade em suas ações, além de fomentar o conhecimento acerca da importância das boas práticas e da sustentabilidade em setores que não estão muito familiarizados com o tema”, afirma Bruno Herbert, presidente da ABESCO.

Para contar com o apoio do FGEnergia, a empresa precisa ter realizado um diagnóstico energético, elaborado por uma empresa especializada em serviços de energia ou profissional qualificado (Engenheiro ou técnico com formação em eletrotécnica e registro no CREA), para obter uma estimativa da redução de consumo de energia.

O PotencializEE é um Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável, liderado pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e coordenado por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Agência Alemã de Cooperação Internacional, contando com os recursos de múltiplos doadores através da Mitigation Action Facility.

Sobre a ABESCO

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), entidade civil sem fins lucrativos, representa oficialmente o segmento de Eficiência Energética brasileiro. Composta por empresas de diversas áreas, a ABESCO busca fomentar e promover ações e projetos para o crescimento do mercado de Eficiência Energética, atividade que busca proporcionar meios para se produzir mais com a menor quantidade de energia.