Inmetro reúne Rede Brasileira de Metrologia Legal e apresenta balanço de 100 dias de gestão
Com auditório cheio, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) promoveu, no campus de laboratórios em Xerém/Duque de Caxias, a primeira reunião geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ). O evento contou com a presença dos dirigentes dos órgãos delegados do Inmetro em todo o Brasil, do coordenador-geral de Infraestrutura da Qualidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Tiago Munk, de servidores e colaboradores da instituição.
Na ocasião, o presidente Márcio André Brito apresentou formalmente a nova diretoria, composta por profissionais que já faziam parte do sistema Inmetro e com ampla experiência em metrologia e qualidade. Também foi exibido um vídeo com as principais entregas dos primeiros 100 dias de gestão, entre elas o anúncio de concurso com 100 vagas e a realização do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, que já verificou quase 3 milhões de produtos. O presidente também expôs as diretrizes e prioridades do sistema para os próximos meses.
“Hoje é um dia histórico para o Inmetro. Não somente por receber dirigentes dos órgãos delegados de todo o país, com um novo plano de trabalho e mais diálogo e interação, mas por estarmos apresentando a nossa nova diretoria, que tem um perfil técnico, com grande conhecimento da atividade, e que vai levar o Inmetro a um novo patamar”, destacou Márcio André Brito.
“Esse foi um momento de grande importância para a Rede porque pudemos ser apresentados às diretrizes, aos objetivos e à nova forma de trabalho dessa diretoria, que nos pareceu muito interessante e que vai aproximar muito os Ipem do Inmetro. Todos nós saímos de lá felizes e esperançosos de que muita coisa boa está por vir”, disse Isabella de Almeida Dias Santos, presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem/RR).
Na parte da tarde, houve inauguração do Laboratório Didático Multidisciplinar dos Cursos Técnicos do Inmetro, um investimento de cerca de R$ 200 mil, para levar mais qualidade à formação técnica dos estudantes de Metrologia e Biotecnologia. Também foi feita a entrega de 600 computadores e 150 notebooks ao corpo funcional, para modernizar a estrutura de trabalho no campus.
O evento encerrou com uma visita aos laboratórios de Compatibilidade Eletromagnética, que faz ensaios para comprovar a capacidade dos instrumentos de medição suportarem interferências da rede elétrica e do ar; de Metrologia Química, onde conheceram uma coleção de Materiais de Referência Certificados (MRCs), utilizados como padrão em medições pela indústria; e Metrologia Óptica, onde viram a atividade do goniofotômetro, equipamento que mede as características da luz emitida para que a indústria nacional possa desenvolver luminárias de uso comercial, público, residencial e industrial.