Força-Tarefa Previdenciária prende indivíduo em flagrante ao tentar obter empréstimo consignado fraudulento

 - COMBATE ÀS FRAUDES - O homem preso em flagrante já tinha passagem pela polícia por práticas semelhantes.-

A Força-Tarefa Previdenciária no estado da Bahia prendeu em flagrante, um homem que tentava obter um empréstimo consignado de forma fraudulenta em agência bancária da Caixa, na cidade de Salvador. O acusado estava portando documentos de identificação falsos em nome de um beneficiário do INSS que possui uma aposentadoria por tempo de contribuição.

O falsário solicitou abertura de conta bancária e um empréstimo consignado no valor de R$ 60 mil. Durante o atendimento, os funcionários do banco desconfiaram da autenticidade do documento apresentado e verificaram, em consultas aos sistemas, que o mesmo indivíduo já havia aberto outras contas bancárias na instituição, utilizando-se de outros documentos de identidade em nome de terceiros.

O investigado já possuía passagens na polícia pela prática recente de fraudes da mesma natureza, situação que motivou a Justiça Federal a decretar a sua prisão preventiva.

As investigações prosseguem, em ação conjunta da Polícia Federal (PF) com a Coordenação de Inteligência da Previdência Social (COINP) do Ministério da Previdência Social (MPS), para averiguar a extensão da fraude praticada, bem como a identificação de outros possíveis partícipes.

Os envolvidos poderão responder por associação criminosa, estelionato previdenciário e falsificação de documento público, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 13 anos de prisão.

Há 24 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.