ECONOMIA

Juliano Custódio, CEO da EQI Investimentos, fala sobre a Associação AIs Livres e a MP 1.072/2021

Uma webinar realizada pela Associação dos Assessores de Investimentos (AIs Livres) no último dia 20 de janeiro contou com participação de Juliano Custódio, fundador do maior escritório de Agentes Autônomos do Brasil, a EQI. Na oportunidade, Custódio falou sobre as ações de Alfredo Sequeira, um dos líderes dos agentes autônomos de investimentos e co-fundador da AIs Livres. “Esse Alfredo Sequeira possui audácia e coragem. Ele comprou uma forte briga com os gigantes do mercado ao sair em defesa dos assessores de investimentos pessoas físicas na busca por um mercado mais justo e democratizado a todos”, disse Juliano Custódio. 

Com a palavra, Gustavo Araújo ressaltou o enorme trabalho feito pela associação dos AIs Livres junto ao Ministério da Economia para editar a MP 1.072 de 2021 no intuito de reduzir as pesadas taxas da CVM que incidiam sobre os assessores pessoa física, comprometendo grande parte da renda e da sobrevivência desses profissionais no mercado.

Custódio reconheceu o trabalho exitoso da associação dos  AIs Livres, e revelou que sua equipe com mais de 600 assessores foi grande beneficiada com a mudança vinda com a MP 1.072. Isso porque a EQI, segundo Juliano Custódio, é uma empresa ‘formadora de agentes autônomos’.  

“Os meus autônomos são os maiores beneficiados com essa MP, [...] pessoas com uma renda de 2-3 mil por mês. A taxa para esse tipo de profissional era muito pesada. O pessoal ficou muito feliz, nós somos hoje 610 agentes autônomos”, afirmou Juliano Custódio.  

Gustavo Araújo ressaltou que a batalha para edição da MP foi vencida aos 45 do segundo tempo, com a assinatura do Presidente da República no último dia. Contudo, a guerra está no Congresso Nacional onde essa MP será votada para se tornar lei reduzindo definitivamente a taxa de 2.500 para 530 reais por ano, um impacto significativo para um assessor de investimentos autônomo ainda não consolidado no mercado ou em fase inicial da carreira.

https://www.youtube.com/watch?v=EP5GK5bw1co