MUNDO

Pós-doutorado em desenvolvimento de vacinas no Instituto Butantan

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Imunobiológicos (CeRDI) dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado em desenvolvimento de vacinas com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição de encerra em 28 de fevereiro.

Sediado no Instituto Butantan, o CeRDI é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento apoiados pela FAPESP e foi articulado de forma multidisciplinar entre instituições de pesquisa e empresas com objetivos comuns em relação aos alvos pretendidos. Ele conta com parcerias do Instituto Butantan e da Fundação Butantan com a Universidade de São Paulo (USP), além de pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e da Oxford University (Reino Unido).

O bolsista avaliará a formulação de vacinas adjuvantadas de influenza sazonal, visando o uso dos imunizantes na população de mau respondedores da vacina atualmente usada no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O pós-doutorando também estudará os mecanismos moleculares envolvidos na resposta imune, sob supervisão do pesquisador Paulo Lee Ho.

Os candidatos devem ter concluído o doutorado nos últimos cinco anos em imunologia, bioquímica, biologia molecular, biologia celular ou área similar. Exige-se experiência em experimentação com roedores; técnicas de biologia molecular e clonagens, qRT-PCR, western blot, cultura de células, separação celular por citometria de fluxo, caracterização de resposta imune celular, imuno-histoquímica e imunofluorescência. Disponibilidade para estágio no exterior é desejável.

Os interessados devem enviar e-mail para giovanna.ambrosi@butantan.gov.br, preencher o campo do assunto com o título do projeto e anexar carta de interesse, currículo com lista de publicações e experiências e contato de dois profissionais para cartas de recomendação. Os documentos devem estar em formato PDF.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4746.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,07 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.